A vacinação é o procedimento médico que possibilita maior impacto na redução de morbilidade. Trabalhadores cientes de seus direitos e empregadores de seus deveres representam maior produtividade, estimulada pela preservação da saúde e da vida.
Todo indivíduo deve estar em dia com o calendário de vacinação para sua faixa etária. Confira o calendário de vacinação ocupacional recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm): clique aqui.
Vacinação é o ato de se inocular nos seres vivos estados não ativos de agentes patogênicos para a criação de anticorpos contra as doenças
A vacinação é uma das maiores conquistas da saúde pública do século passado e a principal contribuição para o controle das doenças transmissíveis e de mortes causadas por elas.
Alguns Conceitos
Conjunto de fatores humorais e celulares que protegem o organismo contra a agressão por agentes infecciosos.
As campanhas de vacinação são feitas pelos governos para a imunização em crianças em idade tenra que ainda não tem os anticorpos criados para evitar que elas venham a ficar doentes. As imunizações mais comuns em crianças são contra:
Varicela (Catapora)
Vacinação em adultos
Devem ser administradas devido ao fato de que os agentes patogênicos passam por mutações ou os anticorpos criados passam a ser ineficazes com o passar dos anos.
Assim os adultos, a partir dos 19 anos, devem receber o reforço de algumas doses de vacinas.
As recomendadas para os adultos são:
• Catapora (Varicela)
• Gripe (Influenza, especialmente os mais idosos)
• Hepatite A
• Hepatite B
• Sarampo, Caxumba e Rubéola (MMR)
• Meningite meningocócica (A, C, Y e W-135)
• Pneumonia (Infecção pneumocócica, principalmente os mais idosos)
• Tétano-Difteria (dT)- a cada 10 anos de idade)
• Febre amarela
OBS: Se não houver contra-indicação médica ou expressa restrição, as vacinas podem ser tomadas mesmo em caso de:
- doença aguda com febre moderada até 38 °C,
- diarréia sem manifestação sistêmica,
- fase de convalescença,
- tratamento com antibiótico,
- reação prévia à vacina com vermelhidão,
- dor,
- edema local e febre moderada,
- prematuridade,
- gravidez,
- exposição à doença infecciosa,
- amamentação ou desnutrição.
Reações
Febre alta e dor local são os efeitos mais comuns observados para quem toma vacinas.
Contra-indicações
O médico ou o enfermeiro que está aplicando a vacina saberá todos os casos em que a vacina não poderá ser aplicada e informará ao paciente qual o procedimento a ser adotado. Algumas pessoas que possuem alergia a albumina do ovo, podem ser impedidos de tomar a vacina contra a febre amarela e outros casos de condições específicas de saúde podem impedir a pessoa de ter a vacina aplicada.
Aplicação
As vacinas podem ser aplicadas por via oral, injeção subcutânea, intramuscular ou aplicação cutânea. Podem ser utilizadas seringas com agulhas hipodérmicas ou pistolas de contato.
No Brasil, a vacina tanto pode ser ministrada em postos de vacinação como em clínicas particulares como em postos de saúde de forma gratuita. Existem vacinas que o PNI - Programa Nacional de Imunizações, não administra, sendo possível encontra-las somente em clínicas particulares, é o caso das vacinas:
1 - PENTA HIB ACELULAR - indicada para crianças a partir de 02 meses do nascimento. A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche (na forma acelular), poliomielite (vírus inativado)e Haemophilos Influenzae tipo B.
2 - TETRA HIB ACELULAR - indicada para crianças a partir de 02 meses do nascimento a vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche (na forma acelular) e Haemophilos Influenzae tipo B.
3 - HEXA ACELULAR - indicada para crianças a partir de 02 meses do nascimento, a vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche (na forma acelular), poliomielite (vírus inativado), Haemophilos Influenzae tipo B e Hepatite B.
4 - VARICELA - indicada a partir dos 09 meses de idade.
5 - HEPATITE A - Indicada a partir de 01 ano de idade.
6 - MENINGOCOCICA CONJUGADA DO GRUPO C - Indicada a partir de 02 meses do nascimento, previne principalmente contra meningite bacteriana do grupo C
Detalhe: no Brasil também há incidência do meningococo B, a vacina que existe pertence ao laboratório Finlay(Cuba) - está indicada a partir de 03 meses do nascimento mas sua eficácia nesta faixa etária fica em torno de 40%, a idade onde esta vacina obterá maior eficácia seria a partir de 04 anos onde sua cobertura vacinal aumentaria para mais ou menos 70% . Hoje o governo a usa no controle de epidemias ou surtos. Existem clinicas privadas no Brasil que a comercializam.
7- GRIPE - Ao contrário do que se pensa a vacina contra gripe está indicada a partir de 06 meses do nascimento. Nesta faixa etária até 08 anos de idade ele é aplicada em 02 doses e uma dose de reforço anual. Para crianças a partir de 09 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos o esquema é de uma dose anual da vacina.
Fontes
- Sbim - Sociedade Brasileira de Imunização. Homepage <http://www.sbim.org.br/programas.htm
Marques, C. Rejane (2008). «Uma casa dividida: as preocupações públicas com a segurança das vacinas» (PDF). Ciência Hoje. 42 (250). 26 páginas
Empresa associada à
Parceiros